Educação social e emocional

Durante muito tempo, o potencial de uma pessoa para alcançar o sucesso era medido pela sua inteligência e conhecimento e pelas suas habilidades cognitivas, falávamos em Quociente de Inteligência (QI).

Este cenário tem vindo a perder importância e, cada vez mais, se discute e valoriza a inteligência emocional e a inteligência social, como forma de alcançar o sucesso.

6bcbb1_4f9817c17ef640b3831b15239a9943e5

Hoje em dia muita discussão se gera em volta do tema, mas estamos cientes da importância que certas capacidades emocionais podem ter no nosso desempenho individual como forma a facilitar a nossa vida social e os nossos relacionamentos pessoais., falamos de capacidades como automotivação, confiança, resiliência, autocontrole, empatia, saber expressar emoções …

O mesmo acontece com as crianças, quando são emocionalmente inteligentes são mais seguras para encontrar soluções para os problemas do dia a dia tornando-as menos agressiva e mais sociáveis.

Diante desta nova visão cabemos ajudar as crianças a adquirir estas competências, o que pode não ser fácil, requer atenção, prática e que se ajude a criança a reconheçer as suas emoções sem reprendê-las ou ignorá-las, impondo os limites adequeados.

download

Veja este artigo:

http://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=38442&langid=1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s