Pequenos cientistas – Experiências com água

Flutuação – Densidade

Há uns dias colocaram-me a questão “O que é a densidade?”

Lembrei-me  logo das experiências que fiz durante o estágio do curso,nomeadamente a famosa experiência da batata e da maçã. Ao fim de tantos anos a exercer quase sempre em creche (mais de 6 anos), parei para pensar e percebi que estava pouco capaz de falar destes temas a crianças em idade pré-escolar.

Fui então procurar as atividades que realizei nesse ano de estágio e pesquisei sobre o tema para me atualizar.

Então vamos ver…

Densidade o que é?

A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo, podemos dizer que mede o grau de concentração de massa presente em determinado objeto/corpo.

É claro que conceitos destes podem ser complexos para crianças de idade pré-escolar. Então como mostrá-los e ensiná-los?

É tudo uma questão de transformar o que parece complicado em algo simples e lúdico, usando a criatividade. As crianças acabam sempre por se superar e por nos surpreender.

Vamos juntar:
– Recipiente grande cheio de água;
– Maçãs e batatas.

Para as crianças entenderem melhor o conceito podemos destacar apenas que um objeto flutua ou não, neste caso  a densidade do objeto é comparada com a densidade da água.

No início da atividade podemos dar às crianças uma tabela onde elas irão efetuar os registos prévios do que acham que vai acontecer e no final irão confrontar as suas ideias com o que na verdade aconteceu.

Durante a brincadeira podemos ir colocando questões/problema como:  Porque é que a maçã, que é grande como a batata, flutua? O que acham que faz a maçã flutuar? O que acham que faz a batata não flutuar?A batata é mais densa que a maçã? Será a maçã mais leve ou mais pesada que a água? Acham que a forma da batata ou da maçã faz com que flutuem ou não?

As crianças irão começar a fazer o levantamento de alguns fatores que acham que influenciam a flutuação (massa, volume, quantidade de água, forma do objeto) e começam a tirar as suas conclusões.

Outras sugestões para depois desta atividade:

  • Cortar a maçã e a batata aos bocadinhos e colocar na água, observar o que acontece e deixar a criança descobrir o que é maçã e o que é batata.

Este tipo de atividade é importante porque  ajuda a pensar, questionar e observar o que nos rodeia. Um dia mais tarde quando as crianças forem aprofundar a densidade em disciplinas como ciência, química e física vão-se lembrar das experiências e da pessoa que deu asas ao seu conhecimento e imaginação.

Veja aqui:

Tabela de registo de ideias prévias – flutuação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

                          No meu ano de estágio

Bom trabalho e boas aprendizagens

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s